Logomarca ou logotipo?

Afinal, o certo é logomarca ou logotipo? Primeiramente vamos aos seus respectivos significados:

Logomarca é um neologismo usado de forma empírica e genérica, para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil e o termo consta do dicionário Aurélio e é considerado correto pela Lingüística. No entanto,
termo é visto como inadequado por diversos designers por não possuir a necessária precisão.

Em seu livro "O Efeito Multiplicador do Design", a designer Ana Luísa Escorel discute o termo logomarca. Ela lembra que a palavra logos, vem do grego significando conhecimento e também palavra. E, embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos em português os
termos estudo ou lógica, a designer afirma que logomarca significa “palavra-marca” o que, na opinião dela, não faz sentido. Ela defende ainda que os brasileiros deveriam adotar os termos utilizados no resto do mundo. Essa atitude no entanto não é difundida entre os que não são profissionais da área de design que usam o termo coloquialmente por acharem os outros termos incompletos.

"Curioso que áreas tão afeitas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo. Nelas as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa."

_(Ana Luísa Escorel - Em O Efeito Multiplicador do Design - Editora Senac, pág. 56)


Logotipo, ou logótipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica. É um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. A expressão costuma ser confundida com o neologismo logomarca, cuja imprecisão e incorreção costumam ser questionados pelos designers e estudiosos do design gráfico.

Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca. Por isso ela deverá aparecer em todas as peças gráficas feitas para a empresa. Como toda assinatura, o logotipo precisa seguir um padrão visual que a torna reconhecida onde quer que ela seja estampada.Usar corretamente o logotipo é uma das ações obrigatórias para o reforço da imagem e da personalidade da empresa. O logotipo da Coca-Cola. A marca Sony ao grafar a sua marca, utiliza apenas a forma particular como o nome da marca é representado graficamente - o logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo) para compor a marca. Ao contrário da SONY, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo e um logotipo para grafar a sua marca.

“O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível. É comum as pessoas se referirem ao símbolo como marca. Diz-se freqüentemente: a marca da Coca-Cola ou da Fiat, quando, na verdade, a intenção é a referência ao logotipo da Coca-Cola ou da Fiat. Da mesma maneira, símbolos também são chamados de marcas e também é comum se ouvir referência à marca da Volkswagen ou da Mercedes-Benz, quando a designação correta seria símbolo (...). Logos em grego quer dizer conhecimento, e também palavra. Typos quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão.”

_(Ana Luiza Escorel - "O Efeito Multiplicador do Design" - Editora Senac, pág. 56)

Muitos dizem que logotipo é uma marca representada através da tipologia, logo, logomarca seria um símbolo. Porém, a Copa-Cola é uma marca que apresenta tipologia, e não deixa de ser um símbolo.

A Shell é uma marca representada por um símbolo, a concha, porém também é utilizado a tipologia embaixo da concha, tipologia e simbolo juntos. Eaí, logomarca ou logotipo?

Já ouvir falar também que a marca seria um produto X da empresa Y. A Coca-Cola possui a marca Sprite, logo sprite é a marca da coca-cola. Só ouvi, ainda não entendi essa tese.

Esse assunto é muito pano pra manga, eu sempre disse logotipo, até que um instrutor de criação e design da Impacta disse que poderia ser relativo logomarca e logotipo.

Hoje eu não digo logotipo nem logomarca, prefiro ficar com identidade visual.

Seja o primeiro a comentar!

Peço que leiam, se possível, antes de expor sua opinião. Não se acanhe, apenas coloquei algumas observações para que o bom convívio e a boa discussão domine este espaço:

- Comentário de acordo com o assunto abordado;
- Nada de ofensas, racismo e essas coisas aí; (eu sei que vocês não fazem isso, só to seguindo o protocolo xD)
- Eu sei que é um blog que inclui publicidade, mas comercial aqui não, por favor. Tem a sessão ANUNCIE.

Simples, não? Volte sempre, ou continue lendo.