Primeiro post, o que dizer? + Mídias Sociais

Como se comportar na estréia de um jogo? O que NÃO fazer quando você começa um blog?

Pois é, toda estréia é dificil, suas mãos sofrem de suor excessivo, ficam frias, gelada, você fica nervoso, não raciocina direito e quando se dá conta, já passou a angústia. Poético, não?! Bem isso não vem ao caso.

Passei dias adaptando este blog ao meu gosto (claro, antes deste, dois layouts foram deixados de lado no meio do projeto porque não estavam me agradando) e aqui estou.

Eu sou novato, o que poderia dizer? Dar dicas, indicações e como organizar seu projeto da melhor maneira possível? Nada disso!

Eu fui a batalha.

Uma coisa que me deixava com uma dúvida cruel era o que um analista de mídias sociais fazia. Certo dia perguntei à uma amiga qual era o atual trabalho dela, ela disse 'sou analista de mídia', e fiquei na minha (aí a dúvida nasceu). E fui olhar o que realmente eles fazem no meu pastor.

Encontrei este ótimo blog, é muito bacana mesmo, na primeiro vez que li já assinei o feed rss e foi lá que eu acabei com as dúvidas. Vou ser bonzinho e compartilhar um trecho:

Antes de mais nada, o Analista precisa ser um comunicador:

Muitas agências, inicialmente, abriram vagas sem distinção de formação e deram oportunidades a blogueiros ou pessoas de qualquer área acadêmica que fossem apaixonadas por internet para exercer o cargo. Isso traz vantagens e desvantagens: pessoas familiarizadas com o meio têm bom networking e intimidade com as ferramentas, em geral, são habituadas com a linguagem/abordagem que cada canal necessita. No entanto, não têm conhecimentos suficientes de análises de mercado, bechmarking, planejamento de campanhas baseadas em estratégias de marketing, processo de decisão de compra, entre tantas outras teorias que fazem diferença na aplicação da prática.

Precisa entender o comportamento do consumidor:

Fazer uma longa pesquisa sobre o público, sobre a relação dele com a marca, campanhas anteriores, análise da concorrência, possíveis erros de percurso, novas abordagens etc. Devorar dados do mercado e de institutos de pesquisa, acompanhar redes sociais em ascensão independente do gosto pessoal, saber o que está rolando na TV aberta (sim, você é um Analista de Mídias e o público consome[...]

Vale a pena conferir o restante lá no Viralzinho Com Fritas.

Pois bem, e essa minha amiga não é formada em comunicação (mas ela é demais, garota inteligente), o que leva a outra pergunta: quem contratou ela sabia o que realmente estava fazendo?

Não que ela não seja capaz, ela já está um bom tempo no cargo e o cumpre muito bem, mas como o texto diz necessita uma certa formação. Concerteza quando ela foi contratada não existia a importância dessa formação, não como hoje. E concerteza quem à contratou não estava 'a par' desse detalhe.

Porém muitas empresas estão longe de realmente usar alguma mídia social como deve ser. Apenas fazem uma promoção e quem mais indicar ganha o vale-compras/brinde/camiseta. E a intenção dessas mídias (me refiro à Web) não é apenas essa.

Ufa! Notaram que fiz muitas perguntas né, pois é gente, eu sou novato. ;)

Seja o primeiro a comentar!

Peço que leiam, se possível, antes de expor sua opinião. Não se acanhe, apenas coloquei algumas observações para que o bom convívio e a boa discussão domine este espaço:

- Comentário de acordo com o assunto abordado;
- Nada de ofensas, racismo e essas coisas aí; (eu sei que vocês não fazem isso, só to seguindo o protocolo xD)
- Eu sei que é um blog que inclui publicidade, mas comercial aqui não, por favor. Tem a sessão ANUNCIE.

Simples, não? Volte sempre, ou continue lendo.