Porém existe um nível de criatividade que todos nós podemos adquirir com o aprendizado. Assim como qualquer um aqui pode aprender a tocar guitarra. Uns vão demorar mais, outros menos, mas com disciplina e determinação com toda certeza você também será capaz de tocar tal instrumento. Tá, é bem provável que você não chegue aos pés de Eric Clapton e Mark Knopfler mas você poderá tocar guitarra ao nível de um guitarrista do NXZero, Charlie Brown Jr ou CPM22, porquê não?
O que estou querendo dizer é que para fazer layouts bonitos e profissionais não é preciso nascer de novo. Basta ter disciplina e seguir algumas regrinhas que vou dizer aqui. A idéia é trabalhar melhor o seu bom gosto, apurando seu sentido visual e assim sair do amadorismo. Tudo isso a gente pode aprender. Aqui vão algumas dicas.
1. Observe e Questione!
2. Brainstorm. Essa palavra afrescalhada nada mais é do que “tempestade de idéias”, que também soa como outra frescura. Mas nada mais é do que você juntar todo mundo da equipe e ficar soltando idéias pra todo mundo, o vulgarmente conhecido como “peidando idéia”. (desculpe a expressão, não pude segurar, aí tive que… soltar a expressão). Um vem com uma idéia, outro com outra idéia. Às vezes o início da idéia de um é bom mas o final não. Já o outro amigo tem um final melhor do que do outro amigo. Dessa confusão pode vir algo criativo. Essa prática é feita normalmente em grandes agências. Muitas propagandas premiadas não nasceram de uma pessoa só que tinha o dom da criatividade, mas de várias pessoas que soltaram uma ali e outra aculá.
3. Relaxe. A criatividade muitas vezes não vem durante o trabalho. Vem quando você está relaxado. Isso é muito comum. Pode vir enquanto você está dirigindo, sentado no metrô, deitado na cama ou até mesmo lavando prato. Como sua cabeça está vazia e você está relaxado sem estar focado em nada, a idéia vem. Normalmente o start dessa idéia ocorre quando você vê alguma coisa durante esse relaxamento ou quando vem algum pensamento ou memória, desencadeando a idéia.
4. Durma. Se você passou horas e horas pensando e nada que preste veio, então vá dormir. Estudos de cientistas americanos mostram que o sono estimula a criatividade. O estudo feito por Sara Mednick, da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, e colegas mostra que a fase REM estimula diretamente o processamento criativo mais do que qualquer outra fase do sono ou mesmo durante o período em que se está acordado. Por isso, não é raro a gente ir dormir sem solução para um layout e acordar com uma solução criativa pronta na cabeça, faltando apenas jogar para o computador.
5. Estude. Criatividade, principalmente em web design, segue tendências. O que é bonito hoje provavelmente não será bonito amanhã. Por isso é importante sempre se manter atualizado, estudando novas soluções de layout, continuando a ler este blog periodicamente e fazendo cursos de atualização, principalmente cursos que propõe você a produzir e estimular sua criatividade como este aqui.
Ser criativo não é impossível. Basta querer.
Para o alto e Avante!
Seja o primeiro a comentar!
Peço que leiam, se possível, antes de expor sua opinião. Não se acanhe, apenas coloquei algumas observações para que o bom convívio e a boa discussão domine este espaço:
- Comentário de acordo com o assunto abordado;
- Nada de ofensas, racismo e essas coisas aí; (eu sei que vocês não fazem isso, só to seguindo o protocolo xD)
- Eu sei que é um blog que inclui publicidade, mas comercial aqui não, por favor. Tem a sessão ANUNCIE.
Simples, não? Volte sempre, ou continue lendo.